7 de dezembro de 2006

Recordar é Viver III

O Agente65 reproduziu parte do boletim 109 da Campanha Por um Brasil Livre de Transgênicos, que trata dos resultados da primeira pesquisa realizada em plantações de soja transgênica ilegal no RS no mês de março de 2002. Entre os problemas constatados, destaco:

- uma perda média de 9 sacas por hectare -- a produtividade média da lavoura transgênica foi de 17 a 20 sacas/hectare, enquanto a da lavoura convencional é de 28 a 30 sacas.

- ataque inusitado do inseto “burrinho”, que normalmente não ataca a soja (na região ele só atacava a batatinha).

- os prejuízos dos agricultores gaúchos que entraram nesta “barca furada” chegarão a 200 milhões de reais este ano -- considerando que tenham sido cultivados 1 milhão de hectares com as variedades transgênicas.

A pergunta que não quer calar: alguém leu uma linha sequer sobre esta pesquisa nos jornais porto-alegrenses na época? E nos dias de hoje? Por favor, comuniquem-me em caso afirmativo.
Importante também ler a sentença do Juiz José Felipe Ledur, Presidente do Tribunal Internacional Popular sobre Transgênicos, ocorrido no dia 11 de março de 2004, no auditório Araújo Viana em Porto Alegre.

Cartum do Eugênio Neves - 26/10/2003

Nenhum comentário: