14 de junho de 2007

Apoio à Classificação Indicativa

Recebi mensagem por endereço eletrônico sobre o Apoio à Classificação Indicativa. Eu e o Eugênio já enviamos a nossa correspondência ao Ministro Tarso Genro. Conclamamos às nossas leitoras e aos nossos leitores fazerem o mesmo.
Para enviar seu apoio à política de Classificação Indicativa, basta reencaminhar este e-mail para snj@mj.gov.br, digitando seu nome e CPF logo no início do corpo da mensagem.
EU APOIO A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA
Será que as emissoras de televisão devem ter o direito de veicular os conteúdos que bem desejarem, a qualquer hora do dia? Ou a sociedade pode exigir que sejam definidos os horários mais adequados para a exibição de determinados programas?
Esse é um debate que vem sendo travado no Brasil ao longo dos últimos 2 anos e cujo desfecho deve acontecer até o dia 27 de junho de 2007. Este é o prazo para que o Ministério da Justiça decida sobre a adoção de uma nova política de Classificação Indicativa – nome dado ao mecanismo que obriga as empresas de comunicação a identificarem se o programa que irá ao ar contém cenas inapropriadas para crianças e adolescentes. A idéia é sinalizar claramente para as famílias se uma determinada atração não é recomendada para certas faixas etárias, definindo também quais os horários adequados para sua exibição (porém nunca proibindo que o programa seja levado ao ar).
O Ministério da Justiça quer colher a opinião da sociedade em relação a esse tema, logo a participação de todos os cidadãos e cidadãs no processo é fundamental. Um amplo grupo de instituições, especialistas e autoridades de diversas áreas entregou ao Ministro da Justiça, no dia 30 de maio, uma Carta Aberta detalhando as razões que fazem da Classificação Indicativa um valioso instrumento democrático, adotado hoje em um grande número de países com elevado grau de desenvolvimento humano e social.
O conteúdo da carta e a relação das entidades e personalidades signatárias se encontram logo a seguir. A sua adesão a essa mobilização pode fazer uma grande diferença, garantindo que os direitos de crianças, adolescentes e suas famílias prevaleçam nessa importante decisão que o governo brasileiro terá de tomar.
PARTICIPE E REPASSE TAMBÉM ESTE E-MAIL PARA OS SEUS CONTATOS!
Leiam a CARTA ABERTA AO MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA e as entidades que a assinaram
AQUI.

Um comentário:

Jens disse...

Tô nessa.