20 de agosto de 2008

Dedicatória

Procuramos, no Dicionário Paulo Freire[1], algum verbete que tratasse de 'compostura" e 'vergonha', mas não encontramos.
De qualquer forma, dedicamos a Monica Weinberg, Camila Pereira, Camila Antunes e Marcos Todeschini, tarefeiros da Editora Abril, que emprestaram seus nomes para assinar tamanha idiotice, este trecho retirado do verbete 'boniteza' escrito por Euclides Redin para aquele dicionário:

[...] uma das bonitezas do anúncio profético está em que não anuncia o que virá necessariamente, mas o que pode vir ou não. Na real profecia, o futuro não é inexorável, é problemático. Há diferentes possibilidades de futuro [...] contra qualquer tipo de fatalismo, o discurso profético insiste no direito que tem o ser humano de comparecer à História não apenas como seu objeto, mas também como sujeito. O ser humano é, naturalmente, um ser da intervenção no mundo à razão de que faz a História. Nela, por isso mesmo, deve deixar suas marcas de sujeito e não pegadas de puro objeto.
Paulo Freire em Pedagogia da Indignação, obra póstuma publicada em 2000, p. 119.

[1] Dicionário Paulo Freire. Danilo R. Streck, Euclides Redin, Jaime José Zitkoski (orgs.). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

Nenhum comentário: