5 de abril de 2010

O papelão da mídia guasca

Marcha dos Sem, 1999.

Tivemos o desprazer de ouvir programa de rádio da Gaúcha esta tarde. Há coisas que acontecem com a gente que é maior que a nossa vontade.

No entanto, sempre aprendemos alguma coisa de más experiências. A primeira constatação: mas que programinha mais chato foi o da tarde! Um Ostermann com riso forçado, durante entrevista, depois outra de um curso, cujas matrículas já estavam encerradas! Pautas sensacionais! Imagina ficar sem essas informações valiosíssimas para a educação da gente!

Passado o tédio da programação, entra o "Chamada Geral" com o André Machado. A reportagem maior foi a respeito do assassinato do ex-Vice Prefeito e ex-Secretário da Saúde de Porto Alegre, Eliseu Santos. Foi quando soubemos, que a DEIC também chamou uma coletiva de imprensa para divulgar sua "opinião" a respeito do trabalho do Ministério Público Estadual.

Daí, o editor [ou será editora?] do "Chamada Geral" se desdobrou... em mostrar o "quão injustiçada" foi a Polícia Civil pelo MPE. Na edição, ouvimos a manifestação de três delegados, durante a tal coletiva. Quando tocou a vez de tratar do tema da coletiva do MPE, entra a entrevista concedida pela Promotora Lúcia Helena Callegari. A/o ouvinte não teve a oportunidade de ouvir a manifestação dos promotores durante a própria coletiva.

Escancarou-se, mais uma vez, o lado que o Grupo RBS, através de seu programa de rádio, tomou frente ao caso: o da Polícia! Como bem escreveu o Diário Gauche, esse Grupo é uma empresa enxovalhada, que reforça, ainda mais, o seu papel vergonhoso e criminoso de mal informar a população. Segue na toada de proteger alguém, ou alguma instituição, a fim de não favorecer o inimigo estratégico desse partipo político ilegal, conhecido como PRBS: o Partido dos Trabalhadores. Alguma dúvida?

A eleição 2010 está aí e a mídia tem seu inimigo partidário

Da Câmara de Vereadores, a repórter escalada, cujo nome não recordamos agora, apresentou gravação da manifestação do Ver. Pedro Ruas [PSOL] em Planário. Falou da adesão da Ver. Neusa Canabarro [PDT] ao requerimento da CPI, como "surpresa", mas não falou, em momento algum, na sigla, ou em algum vereador do Partido dos Trabalhadores. Apenas sugeriu, que a "oposição" conseguiu 11 assinaturas, restando 1 para a instalação desta Comissão. Invisibilidade, silêncio, negação da participação do PT nos pedidos de CPI na Câmara de Vereadores.

Este movimento de abafa do caso Eliseu Santos, pela mídia guasca, em especial, pelo Grupo RBS, tem seta apontada para a eleição deste ano. Existe um pavor real, de que o Partido dos Trabalhadores assuma o executivo estadual. Quando o Olívio Dutra venceu a eleição em 1998, o desespero tomou conta do PMDB, e do PRBS, pois algumas privatizações andavam de vento em popa e a derrota do Britto enterrava a mamata, seja pela participação direta do Grupo RBS em privatizações a preço de banana, seja em função da grana que ganharia com novos anunciantes.

Mas, em 2010, depois de oito anos de desgovernos no RS, por que o Grupo RBS pode detestar a vitória de Tarso Genro [PT]? E por que uma empresa privada de comunicação se acha no direito e no dever de ditar as regras eleitorais no RS?

O esquema de tentar dois candidatos do PRBS, no pleito de outubro de 2010, está reativado. O Grupo RBS tem dois candidatos: Yeda Rorato Crusius[PSDB] e José Fogaça.[PMDB]. Como ambos tem seus governos envolvidos em escândalos de desvio de dinheiro público, uma mais que o outro, é chocante ver uma empresa de comunicação desejar associar sua "marca" a tão péssimas companhias. A não ser que seja farinha do mesmo saco.

Mais: uma empresa de comunicação pode e deve abrir o seu voto, mas agir como partido político foge à sua alçada. É uma ação ilegal.

Compromisso com a Verdade

Por fim, a pergunta que não quer calar, qual é a ligação, se é que existe, entre a mídia guasca, em especial o Grupo RBS, e a Polícia Civil? Por que tomar partido dos delegados, da Polícia, se uma mídia com "M" deveria ter seu compromisso COM A VERDADE, com a realidade factual, doa, a quem doer?

5 comentários:

Melina disse...

...segundo o lasier o que está acontecendo é uma briga de 'facções'!Nada mais propício para tornar o evento um grenal e tirar o foco da verdadeira questão.
Que horror! Isso não é jornalismo...

Unknown disse...

Concordo.A RBS esta defendendo a policia civil porque quer abafar
o escandalo do SUS de Fogaça.
A tática é desviar o foco para um embate entre poderes. Os "prestimosos" delegados ja fizeram novamente su parte.Pra que coletiva?
www.miguelgrazziotinonline.blogspot.com

lucas disse...

nosso estado me dá nojo. desculpem amigos, estou muito decepcionado de como as coisas estão andando. nossa cidade está um lixo (literalmente), mal cuidada e fedorenta, nossos professores e funcionários públicos minguando por um aumento miserável, nossos estudantes coibidos pela PM em cada manifestação, os movimentos sociais criminalizados, e na mídia quando não é um político dando moral furada, é um ruralista atacando nossos nossos amigos desprovidos de terra.

desculpem dizer isso, mas gostaria de sumir desta cidade, estou ficando cada vez mais triste com essa sujerada toda.

Anônimo disse...

Eu e alguns colegas de faculdade estávamos nesta marcha, que foi, com certeza, uma das mais emocionantes. Lembro da distribuição dos adesivos... todos deixando uma beiradinha dobrada para qd chegassemos em frente a maldita sede, todos fossem muito rápidos para colarmos. QUE PRAZER foi colar vários adesivos por tudo, até pelo chão! tenho algumas fotos bem guardadas.

Saimos de lá com a alma lavada!!

Tomara que ainda tenhamos forças para fazer outras destas!
abs,
dani

Claudinha disse...

Melina e Michael, o importante, é que parte da população já identifica a RBS como uma empresa de comunicação que realiza um péssimo jornalismo.

Lucas, o desânimo passa, na medida em que a gente age pra tentar mudar o quadro das coisas. Este ano, precisamos de disposição, para que mude a realidade política no RS. Já é um comecinho para as coisas melhorarem pra gente.

Dani, que legal teu depoimento! Nós não participamos da Marcha.


Obrigada pelas manifestações!